domingo, 28 de Abril de 2024  16:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-09-2013

Aveiro: Rita Baptista ajuda seniores a tomarem os seus remédios



Ajudar a população idosa, especialmente a mais vulnerável, a administrar correctamente os seus medicamentos é o principal objectivo de um projecto da aveirense Rita Baptista selecionado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no âmbito de um concurso nacional que envolveu mais de sete centenas de candidaturas de todo o país.
Foi em Barcelona, onde viveu mais de quatro anos, no bairro da Gracia, que esta farmacêutica de 32 anos se apercebeu da grande incidência de erros de prescrição e de toma de remédios. “Muitos idosos esquecem-se ou vêem mal e confundem os medicamentos”, até porque há fármacos parecidos na cor ou no formato, explica ao Diário de Aveiro.
O desejo de dar a mão àqueles que sentem dificuldades na administração dos seus medicamentos era antigo e pode agora ser posto em prática graças a uma iniciativa (Banco de Inovação Social, BIS) lançada pela SCML, que recebeu 764 candidaturas - destas foram escolhidas 30 para serem apoiadas, embora não financeiramente.
O projecto “Caixa-Amor” tenciona ser uma ‘muleta’ para a população mais velha, que tem “cada vez mais remédios para tomar” e em muitos casos dispõe de poucos apoios exteriores. “Há muitos idosos nestas condições - alguns têm dificuldade de mobilidade ou estão sozinhos e precisam de ajuda”, diz Rita Baptista.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®